Centro Espírita Amor à Verdade

 

No início do século XX a família de Salute Bertola Pereira, juntamente com seus filhos: Pati, Sicília, Joaquim, Antonio e Alexandrino viviam em Ponte do Cosme.
Na década de 20, os jovens Pati e Alexandrino começaram a apresentar alguns problemas, que mais tarde seriam detectados como processo obsessivo. Diante do ocorrido a família foi a primeira da localidade a procurar as luzes do Espiritismo.
No início freqüentaram o Centro Espírita Coração de Jesus.
Por volta dos anos de 1938 e 1939 um grupo da localidade decidiu realizar reuniões espíritas no lar dos irmãos Ângelo Mazzoni e Pati Pereira Mazzoni. Devido a casa dos referidos irmãos ser pequenina e humilde, por decisão dos proprietários decidiu-se construir uma sala maior para a realização das reuniões.
Com os trabalhos já em andamento os jovens Pati, Alexandrino e o senhor Serafim Pereira Pinto tiveram a oportunidade de desenvolver suas faculdades mediúnicas.
A evangelização espírita infantil que na época era chamada de “catecismo espírita” foi iniciada pelo senhor Argemiro Campos.
Os trabalhos doutrinários foram realizados na residência de Ângelo Mazzoni até o ano de 1944 quando foi construída a nova sede, devido ao grande número de participantes. Foi erguida sobre um terreno doado por Joaquim Pereira.
O registro foi realizado em um cartório de Belo Horizonte e publicado no “Minas Gerais” no início do mês de setembro de 1944.
Em 28 outubro de 1944 foi redigido por integrantes da Casa o Termo de Compromisso de filiação à Federação Espírita de Minas Gerais.
Aos 25 dias do mês de dezembro de 1944, foi inaugurada a primeira sede do “Amor à Verdade”, junto com a inauguração foi realizada uma confraternização para o Natal. Essa confraternização se estendeu também para o Dia das Mães e Dia dos Pais, confraternizações estas que ocorrem até os dias de hoje.
No início dos trabalhos na nova sede a reunião pública era realizada aos sábados às 19h e as aulas de evangelização aos domingos às 12h.
A Mocidade Espírita Amor a Verdade foi fundada em 13 de agosto de 1955.
Em 03 de outubro de 1962 foi inaugurada a nova e atual sede do Centro Espírita Amor a Verdade.
As reuniões mediúnicas continuaram a ser realizadas no lar de Ângelo e Pati que desencarnou no ano de 1963. Com a desencarnação de Pati essas reuniões passaram a ser realizadas na sede do Centro, aos sábados às 19h 30min.
Com um trabalho nobre, após sua desencarnação, Pati passou a ser a mentora espiritual da Evangelização.
Destacamos a senhora Iolanda Zonzim Mazzoni, que trouxe novas formas de trabalho à Evangelização da criança, dentre elas a divisão dos ciclos por idade.
Atualmente a o Centro conta com os seguintes departamentos: Diretoria executiva, DOM, DAPSE (setores de Passe, Atendimento fraterno e visitas), DIJ (setores infância e juventude), DESDE, DED, DCSE, DOEF e DL.
 
A todos que fizeram e fazem parte desta nobre tarefa os nossos agradecimentos pelos trabalhos realizados.

Este site tem por objetivo auxiliar o

MOVIMENTO ESPÍRITA  na

DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA.



codigo contador web